terça-feira, 8 de novembro de 2011

Maratona do Porto - 6/11/2011



No dia antes da prova um bom momento de convívio num jantar com outros elementos dos Run4Fun onde não podia faltar a massa. Trocaram-se experiências e expectativas para o grande dia que "finalmente" estava a chegar.
Apesar de ter falhado alguns treinos bastante importantes, das dores na coxa e tornozelo direito, as minhas expectativas eram (mesmo assim!) de manter o ritmo perto de 5m/Km e conseguir assim baixar as 3h30m.

Agora é fácil perceber que alguns erros foram cometidos e espero que estes comentários possam ajudar outros a não os cometer também.

Por forma a tentar uma noite descansada, acabei por me deitar sem ter feito totalmente a digestão do jantar de sábado. De manhã, o pequeno almoço foi farto em quantidade mas um pouco tardio em relação à hora de início da prova. Entretanto, e antes da prova começar bebi perto de 0,4l de powerade.
Quando a prova começou, senti-me ainda cheio mas consegui manter um ritmo regular tendo passado aos 10Kms com 49m. Depois baixei um pouco o ritmo mas consegui seguir sempre de muito perto o balão das 3h30m e mesmo na passagem dos 20Kms ainda estava com um tempo que permitiria fazer as 3h30m. O meu tempo de passagem na 1/2 maratona foi de 1h46m30s.
No primeiro abastecimento de sólidos, havia comido um quadrado de marmelada e também tinha começado a beber powerade em vez de água. Depois desse quadrado de marmelada e de ter bebido o 1º gel energético comecei a ficar indisposto. O facto dos calções (novos) apertarem a zona do estômago também ajudaram "à festa".

O tempo de passagem aos 25Kms foi de 2h06 o que significava perto de 1m20s superior "ao tempo previsto". Foi entre os Kms 25 e 30 (depois do 2º gel) que o mau estar aumentou e após os 30Kms tive mesmo que caminhar durante algum tempo. Voltei a correr mas pouco depois voltei a caminhar e acabei por parar e ter que utilizar as instalações dum restaurante.
Mais "aliviado" da indisposição, voltei a correr tendo feito os últimos 10Kms com uma média de aproximadamente 5'20/Km. Ainda fiz um bom sprint nos 2 últimos Kms porque tinha o balão das 3h45 uns bons metros à minha frente; depois de ter passado o balão e passada a meta verifiquei que afinal o balão estava atrasado perto de 1m em relação ao tempo que era suposto fazer!
Tempo final de 3h45m53s - posição 800 em 1478 que terminaram e 171 em 280 do escalão M40.

Alguma surpresa no final, comparativamente com as outras 2 maratonas já feitas, uma vez que não sentia dores musculares e estava mesmo muito bem fisicamente... parecia que tinha feito "apenas" um treino e estava pronto para mais uns Kms.

Durante a prova a temperatura esteve bastante agradável apenas com um pouco de vento (contrário) nos Kms finais. Confirmou-se a minha expectativa de apoio popular ao longo de muitas zonas de passagem, em particular junto da ponte D. Luís.

Depois do merecido banho, e para recuperar forças, uma Francesinha e um fino, carago!

Sem comentários:

Enviar um comentário